Death Note é um mangá escrito pelo autor Tsugumi Oba e teve sua adaptação para anime sob a direção de Tetsuro Araki.
A história envolve o universo do estudante do ensino médio, Light Yagami, que descobre um caderno de caráter sobrenatural com a alcunha de Death Note, cuja função é a de matar os incritos nas folhas enquanto o dono mentaliza a face da pessoa que irá ser morta. Yagami usa este caderno para um lado positivo: eliminar os criminosos e fazer com que o mundo fique melhor, porém os planos são frustrados pelo detetive particular, “L”.
Este mangá foi publicado de 2003 a 2006 pela Editora Shueisha totalizando doze volumes. Posteriormente foi adaptado para anime e foram exibidos 37 episódios no Japão entre 2006 e 2007, rendendo mais 3 filmes e jogos para Nintendo DS . Em terras brasileiras a série de mangás foi publicada pela Editora JBC (2008) e o anime foi transmitido pelo canal Animax.
Death Note ganhou notoriedade, foi elogiado e criticado por meios especializados. A série influenciou de forma tal, que  foi banida da China, pois algumas crianças começaram a alterar seus cadernos para ficarem parecidos com o caderno usado por Yagami.
Em abril de 2009, foi anunciado que a Warner tinha adquirido os direitos para ser adaptado um novo filme nos Estados Unidos. Ao contrário, do longa japonês, a versão do Tio San será adaptada segundo o mangá e não será a continuação da trilogia. Vamos aguardar.