40 anos sem o Dragão
Hoje faz 40 anos que uma das maiores lendas do século XX nos abandonou, partindo dessa para chutar bundas numa melhor. Bruce Lee (Nascido Lee Jun-Fan, em 27 de novembro de 1940), ícone das artes marciais e da cultura pop em geral, morreu muito cedo, aos 32 anos, e deixou saudades.
De acordo com o horóscopo chinês, nasceu no ano e na hora do dragão, criatura que virou seu símbolo. Tradicionalmente isso é associado a um bom presságio e a um destino forte, e convicções a parte foi isso que vimos em sua meteórica carreira.
Além de sua indiscutível habilidade como lutador – frequentemente provada em desafios – também foi criador do estilo Jeet Kune Do. Mas Lee realmente deixou sua imagem impressa em nossas memórias e corações por sua forma única: movimentos velozes, gritos agudos e rosto furioso.
Como homenagem ao jovem mestre vamos ver algumas marcas que ele deixou no imaginário nerd.
Bruce Lee era filho de um cantor de ópera de Hong Kong, o que o fez crescer no meio do entretenimento, e o deu a oportunidade de ser ator mirim. As portas para a fama no ocidente se abriram quando ele ganhou o papel de Kato, do seriado Besouro Verde, e até trocou uns golpes com a dúpla dinâmica. A partir daí começou a chamar a atenção do público para os segredos milenares guardados no outro lado do mundo.
O ápice de sua carreira foi alcançado através de longas metragens. Mesmo quem não viu os filmes inteiros deve se lembrar da luta contra Chuck Norris em “O Voo do Dragão”, e do famoso macacão amarelo em “O Jogo da Morte”, homenageado por Quentin Tarantino em “Kill Bill”.
Sua morte prematura e inesperada é alvo de muitas controvérsias. A causa oficial divulgada foi reação alérgica a um medicamento para aliviar dor de cabeça. Mas diversas teorias da conspiração surgiram, sendo as mais populares de que Lee teria sido envenenado pela mafia chinesa, sido vitima de uma maldição familiar (que continuou a assolá-los na trágica morte de seu filho (Brandon Lee), ou que um golpe sofrido em um combate anterior haveria causado uma reação tardia.
Apesar de nem sempre ser diretamente creditado, suas marcas registradas são vistas em vários personagens de videogames de luta, o que mais uma vez deixa claro como mais do que um importante ator e lutador, ele se tornou o herói de várias gerações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário